14125137_10153669634907554_3523527870440723666_o
DaCorDaMadeira – convidada de Quiné Teles
24 Setembro, 2016
21:30
Coimbra
Teatro da Cerca de São Bernardo
Google Map
Bilhetes

Quiné Teles apresenta “Da cor da madeira” no TCSB

A música continua a ocupar um espaço importante na programação do Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra, na abertura da temporada 2016/2017. A 24 de Setembro, o percussionista Quiné Teles apresenta “Da cor da madeira”, trazendo como convidados Ela Vaz (voz), Nuno Caldeira (guitarra e voz) e as Segue-me à Capela. Os bilhetes já estão à venda.

Reconhecido como um dos melhores percussionistas do país, Quiné Teles apresenta-se pela primeira vez em nome próprio no Teatro da Cerca de São Bernardo, alguns meses depois de ter participado nos concertos das Segue-me à Capela e de Catarina e os Mouros, já em 2016. O espectáculo “Da cor da madeira” resulta do trabalho discográfico com o mesmo nome editado em 2008 e resume a sensibilidade particular de Quiné na abordagem e no tratamento da música tradicional, portuguesa e do resto do mundo, transportada para a contemporaneidade. O concerto inclui a recriação de alguns dos mais belos temas do cancioneiro popular mas faz igualmente uma incursão por sonoridades que nos transportam, por exemplo, até à África Austral. Com a introdução de uma voz feminina e a utilização de novas tecnologias, Quiné privilegia no seu espectáculo a M’bila, xilofone moçambicano (actualmente património mundial) e ainda a utilização de samplers em tempo real.

Quiné Teles
Natural de Ílhavo, Joaquim Teles fez o Curso Geral do Conservatório de Música do Porto e estudou com Rui Júnior em 1983, com quem participou no projecto “o Ó que Som Tem?”. Desde 1982, tocou nas mais diversas formações musicais, em géneros desde o jazz à música tradicional portuguesa. Com a Brigada Victor Jara, com a qual começou a tocar em 1990, participou em inúmeras digressões pela Europa, América do Norte, Brasil, Canadá e Macau. Em 1989 e 90 leccionou na Escola de Jazz do Porto. Conta mais de uma centena de participações em trabalhos discográ?cos e tem tocado com vários nomes da cena nacional e internacional: João Paulo Esteves da Silva, António Pinho Vargas, Mário Laginha, Maria João, Zeca Medeiros, Fausto, Sérgio Godinho, Janita Salomé, Vitorino, Pedro Jóia, Zé Eduardo, Carles Benavente, Carlos do Carmo, Mayra Andrade, Jorge Pardo, Ralph Towner, Marcos Teira, Uxia e Fran Perez (Narf), entre muitos outros.
Paralelamente à sua actividade como músico, faz regularmente O?cinas de Percussão e Movimento nas principais cidades do país. Compôs e colaborou em música para cinema, televisão e teatro, incluindo para A Escola da Noite – em 2002, foi consultor de percussão do espectáculo “Auto da visitação e outras cousas que por cá se fizeram”, de Gil Vicente, com encenação de António Augusto Barros.

Os convidados
Para este concerto, que A Escola da Noite acolhe com especial prazer, Quiné convidou Ela Vaz e Nuno Caldeira. Com uma carreira profissional iniciada em 2007 em que o fado e as músicas do mundo assumem um lugar central, Ela Vaz prepara actualmente a edição do seu primeiro disco, que deverá acontecer ainda este ano. Formado em Novas Tecnologias da Comunicação, Nuno Caldeira (guitarra e voz) é um dos elementos do grupo SENZA, que recentemente lançou o album “Praia da Independência”, inspirado numa viagem ao Sudeste Asiático. Quanto às Segue-me à Capela – conjunto das sete magníficas e inconfundíveis vozes femininas –, elas praticamente dispensam apresentações junto do público de Coimbra e, em particular, entre os espectadores do TCSB, onde já se apresentaram por duas vezes: em Novembro de 2014, com “Em tempo de finados, cantar aos vivos”, e em Março de 2016, na apresentação do livro-CD “San’joanices, paganices e outras coisas de mulher”. Ananda Fernandes, Catarina Moura, Joana Dourado, Margarida Pinheiro, Maria João Pinheiro, Mila Bom e Sílvia Franklin são a formação actual do grupo, nascido em 2001.

MÚSICA
Da cor da madeira
Quiné Teles
com a participação de Ela Vaz, Nuno Caldeira e Segue-me à Capela
24 de Setembro de 2016
Sábado, 21h30
M/6 > 60′ > 5 a 10 Euros

informações e reservas:
239 718 238 / 966 302 488 / geral@aescoladanoite.pt